quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nada de interessante - parte 1


Deu-me uma vontade de falar sobre esse mês: Agosto. Nada de especial. Nada de sublime nesse mês seco, que seca minha boca e faz da poeira minha inimiga - aliás, quando fomos amigos? E o engraçado é que não há graça. O mês está se findando e eu tive à vontade: veio-me como um desejo irresistível - e como sou fraco, cedo a tudo - pelo menos a quase tudo, resolvi escrever.

... Então começou o mês de Agosto. Era uma vez o mês de Agosto. [estou indeciso, não sei qual o melhor modo de começar isso e isso é tão importante para mim: e para quem ler será tão idiota, será tão: ele não tem nada de bom para oferecer - e mesmo assim eu ficarei feliz, pois tudo isso sou eu: inútil e necessário - a última parte vou ficar devendo - quem é que nunca deixou uma conta em branco?]

...O mês que seca tudo, inclusive à chuva que não desce, faz do sol meu algoz. E as donas de casa ficam irritadas com tanta água que é gasta, na tentativa frustrada de amenizar a poeira - e nada; é mais do que necessário paciência, pois, meu Deus, quem sobrevive sem nenhuma crise de tosse, é um verdadeiro herói. Eu, que me chamo Joémerson, vagabundo por natureza e poeta por distração, fico louco com tudo isso, mas tenho de reconhecer minha pequeneza diante das coisas que são maiores do que eu: e a lição que fica é: respeito. 

Outro personagem que povoará essa história são os carapanãs. Ah, eles são duros na queda, sem contar que andam sempre juntos, cantam e se alimentam de nós. Tudo isso misturado à seca total: sem chuva, sem amor, com calor, com desejo e os meus medos: ou seja, uma vida totalmente humana.  Assim segue o começo malfeito dessa narrativa. Prometo mais coerência e coesão a partir das próximas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário